quarta-feira, 1 de abril de 2009

Meditações

O Mundo está em crise.
Ouve-se esta afirmação vezes sem conta, dia após dia.
Crise no emprego, crise financeira, crise social são entre outras, as crises que todos nós ouvimos nos telejornais e/ou lemos nos jornais.
O que é que os politicos e as entidades reguladoras andaram a fazer este tempo todo ?
Foi preciso chegar a este ponto de ruptura, para todos, mas mesmo todos, chegarem à conclusão que este sistema não funciona ?
Ninguem via isso, ou convinha fazer de conta que não viam ?
Por outras palavras, das duas, uma, ou fecharam os olhos ou então andaram todos a ser muito bem enganados.
Quem paga a(s) crise(s) ?
Resposta obvia, o povo.
E agora pergunto, o povo contribuiu alguma coisa para a crise ?
Sim e não.
Sim, porque o povo vota em politicos bem falantes e de bom aspecto, prometem mundos e fundos mas durante as legislaturas há sempre, mas sempre qualquer coisa que não permite dar ao povo melhores salários e melhor qualidade de vida.
Não, porque o povo não tem dinheiro, não é nenhum zé do povo que dá golpadas de milhões, o povo é quem faz das tripas coração para receber uns míseros cobres para sobreviver nesta sociedade globalizada.
Fazendo analogia com o que se passa com a situação gravissima do aquecimento global do planeta, desde o seculo XIX durante a revolução industrial, "toda a gente" sabia que com o passar dos anos, os combustiveis fosseis, para alem de ser uma energia cara e dependente de países arabes e com tempo limitado de exploração, libertava gases nocivos para a atmosfera e que prejudicava o ambiente, mas todos, mas mesmo todos, fizeram ouvidos moucos e deixaram a situação degradar-se ao ponto de as calotes polares estarem a derreter de forma assustadora e pondo em risco o clima e a vida humana no planeta.
Foi preciso bater no fundo para pensar em energias alternativas ?
A culpa é da ganância, do poder, do dinheiro, dos interesses individuais e colectivos de meia duzia de senhores que se intitulam donos do mundo, e tudo isto com a conivência dos governos de todos os paises ao longo de decadas e decadas e decadas ...
Agora, acho engraçado ouvir da boca deste bando de politicos mediocres que avassalou o planeta a desdobrarem-se em multiplas reuniões por todo o mundo, todos muito preocupados mas a falar de forma descontraida, que tem que se inventar novas soluções para ultrapassar a crise, mudar o sistema financeiro, só não prometem mudar mudar o clima porque não podem, é estranho ou incompetencia ?
A pergunta imperiosa tem que se voltar a fazer, o que é que estes senhores politicos e andaram todo este tempo a fazer ?
A situação era assim tão imprevisivel para que se podesse evitar este "caos", com tantos milhões a saltarem de conta bancárias para "contas bancárias", como se fosse um jogo de monopolio ?
O mais engraçado é que toda a gente, mas mesmo toda a gente incluindo os politicos iluminados deste planeta sabiam da existencia de offshores/paraisos fiscais, sitios onde se lavava muito dinheiro mas mesmo muito dinheiro ... "sujo", mas ninguem, mas mesmo NINGUEM até ao momento teve coragem de dizer BASTA.
Como é possivel um unico homem ( Bernard Madoff ) conseguir ludribiar tudo e todos ( inclusivé o governo americano ) com uns modestos 50 biliões de dólares ?
Sempre achei que este mundo onde vivemos estava em ponto de ruptura, e infelizmente as minhas ideias confirmaram-se.
Num mundo onde exista tamanha desigualdade social nunca pode ser um mundo com um futuro prospero para todos.
É completemente incompreeensivel haver gente com tanto dinheiro, ex. o património de Adolf Merckle estava avaliado em 7 biliões de euros, e suicidou-se porque estava a passar por dificuldades financeiras, e outros nem um bago de arroz têm para se alimentarem.
Se este senhor estava a passar por dificuldades financeiras o que podem dizer os "outros" que nada têm ?
Para tapar o sol com uma peneira, criam-se cargos de "altos comissariados" para os refugiados e para quê ?
Estes "altos" cargos resolvem alguma coisa ?
Claro que não, e o resultado está há vista de todos, ainda ontem cerca de 21 pessoas morreram e 213 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação lotada de imigrantes clandestinos vindos da Libia e que viajavam com destino à Europa.
Que mundo é este ?
Que democracia é esta ?
É para isto que todos nós nascemos ?
Estamos sempre numa permanente crise, ou por culpa da inflação, ou por culpa do petroleo ou por culpa ... dos politicos e quem sofre é sempre o mesmo, o povo.
Se Deus existe, que venha à terra rapidamente e ponha ordem nesta desordem organizada, sff.

TM
Post views: counter

Sem comentários:

Enviar um comentário